
O Artista
Alan(a) Estevam é o nome artístico do escritor, artista visual e artista drag Luan Nascimento. Luan Nasceu na cidade de Goiânia em Goiás, estudou Sistemas de Informação na Universidade Federal de Goiás e estuda Letras na mesma instituição.
O artista escreve desde adolescente e a atua como drag queen desde março de 2018. A partir de 2020, começou a produzir fotografias artísticas criando uma identidade visual mais forte para suas performances e obras.
Foi vice-presidente do Coletivo Drags Goiás, membro do grupo de teatro Boulevard e membro diretor da produtora Las Tretas.
Hoje é escritor free-lancer, está trabalhando em edição de dois livros e da versão impressa do "Divã da Doutora Alana". Também atua em diversos papéis e funções em múltiplos projetos de arte com apoio de diversas leis de incentivo à cultura em território brasileiro.
Habilidades
Escrita
Direção de arte
Atuação
Fotografia
Maquiagem
Edição

A Arte
O trabalho de Luan é fortemente influenciado pelo Expressionismo histórico, especialmente o expressionismo nos clássicos do cinema alemão como "Doutor Caligari", "Nosferatu" e "Metropolis". O artista tem pouco interesse naquilo que é belo, ou o que é considerado belo. Suas obras desenvolvem-se com a intenção de trazer o horror, o feio, aquilo que assusta. Evocam o dramático e são banhadas por tudo aquilo que é considerado triste. Um trabalho frequentemente envolvido, mas não limitado, por suas cores favoritas: o vermelho, o branco e o preto. Cores que eram predominantes no desenvolvimento dos cinemas mudo e em preto e branco.
Além do expressionismo, músicas, games, pinturas e livros de arte; especificamente artistas como Yoshitaka Amano, Nobuo Uematsu, Edgar Allan Poe e drag queens como Sasha Velour e Vander Von Odd e uma infindável lista de outros são fontes para pesquisa e inspiração.
A combinação do horror ocidental e oriental, a constante inspiração advinda dos clássicos cinematográficos e o toque de moderno do queer, dos mangás e da arte em desenvolvimento de jogos, serve de base para a criação de uma identidade visual única e performances marcantes. Obras diferentemente iguais às de outros artistas conterrâneos e contemporâneos.